Nossos
Servicos e Produtos

Consultoria e Implantação BIM

A National Institute of Building Modeling, organização não governamental norte americana, define o BIM como “uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação e um recurso de compartilhamento de conhecimento para obter informações sobre uma instalação, formando uma base confiável para decisões durante seu ciclo de vida, definido desde a sua concepção até a primeira demolição”.  

Trabalhar com BIM é ter um melhor planejamento e gerenciamento de serviços, reduzir o trabalho e o retrabalho durante a fase de obra, compatibilizar as diversas disciplinas que compõe o empreendimento, obter documentações e quantitativos mais confiáveis e uma melhor comunicação entre os setores de projeto, produção e administração. 

No Brasil, seus benefícios já são reconhecidos e difundidos pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 

A Consultoria e Implantação do BIM, que a TORCH Engenharia oferece para as empresas de A&C, envolvem: Objetivos, Metodologia de Implantação, Planejamento da Tecnologia Empregada, Planejamento da Infraestrutura, Treinamento Personalizado, Suporte técnico (construção do template e bibliotecas) e Livro de Estilos. 

1. Objetivos– O primeiro passo numa implantação bem sucedida vem da determinação de até onde a empresa pretende chegar com o BIM e qual será o passo a passo enfrentado para alcançar esse objetivo. A TORCH traz as possibilidades e apresenta o cenário de melhor custo benefício para a realidade atual da empresa. 

2. Metodologia de Implantação – O BIM é uma mudança de rotina para toda a empresa e, sendo assim, tem que acontecer para todos. A TORCH acredita que o primeiro passo se dá através da aceitação e compreensão, por parte de todos os funcionários, de que o BIM é o caminho do futuro que irá trazer benefício para todos os envolvidos e não tem volta. A dedicação de cada funcionário é peça chave para que a implantação possa ocorrer de maneira rápida e eficaz. Essa conscientização acontece por meio de palestras desenvolvidas especificamente para cada público alvo demonstrando o processo e os objetivos que se pretende alcançar. 

3. Planejamentos da Tecnologia Empregada (Software) – A utilização do BIM vem da escolha de softwares que trabalhem dentro dessa realidade e estejam em constante desenvolvimento com as tecnologias do mercado. A TORCH seleciona os softwares mais eficientes considerando a missão da empresa, os objetivos que a mesma pretende alcançar, disponibilidade de material de apoio para essa plataforma, tendências de mercado e os melhores pacotes de aquisição disponibilizados por revendedores. 

4. Planejamentos da Infraestrutura (Hardware) – Trabalhar com modelos inteligentes e interconectados pode exigir considerável esforço por parte dos hardwares da empresa, principalmente para projetos de grande porte. A TORCH avalia a necessidade do cliente, com base também nos softwares adotados e faz um orçamento do custo que a empresa terá com infraestrutura para manter todos os sistemas funcionando ao longo de sua vida útil, incluindo possíveis manutenções e upgrades de hardware. 

5. Treinamento Personalizado (Peopleware) – Uma mudança de rotina e tecnologia exige uma capacitação experiente de todos os funcionários para que a empresa possa atingir seus objetivos. A TORCH conta com profissionais capacitados ao longo de muitos anos e milhares de alunos com satisfação comprovada. Todos esses anos de experiência fez a empresa lidar com situações variadas e realidades distintas de diversas pessoas, o que deixou claro quais são as maiores dificuldades de quem está ingressando no BIM e como fazer essa transição da maneira mais tranquila. 

6. Suporte Técnico (Templates e Biblioteca) – Os softwares BIM trabalham com elementos (conhecidos como famílias) que são importados para dentro dos projetos e compõe a maior parte da informação inserida dentro do modelo. Algumas dessas famílias são fornecidas pelos próprios distribuidores em seus sites, mas devido a falta de disseminação da tecnologia no país, ainda existe uma enorme carência de bibliotecas disponíveis. Pensando nesse problema, a TORCH se dispõe a fabricar a biblioteca de famílias para fornecedores que não possuam um núcleo BIM dentro de sua matriz ou preparar templates para projetistas que desejam ingressar nesse universo.

 7. O Livro de Estilo contém as melhores práticas de projeto a serem adotadas pelo empresa, visando uma eficaz aplicação da tecnologia BIM dentro de sua sede. O livro é construído tomando como base as discussões geradas ao longo da fase de diagnóstico, dos treinamentos, projetos piloto e desenvolvimento do template.

Todos os serviços listados acima podem ser prestados em conjunto ou separadamente a depender da necessidade de cada cliente.   

 "A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje." Dale Carnegie

Galeria de Fotos

Solicitar Orçamento

LiveZilla Live Chat Software